top of page

Porque devo beber chá ao longo do dia

O poder dos antioxidantes


Polifenóis são compostos bioativos presentes em plantas (como chás, frutas, especiarias) com forte ação antioxidante e anti-inflamatória.


Nos chás, aparecem principalmente como flavonoides (catequinas no chá verde, por exemplo), que protegem células contra danos causados por radicais livres.


Podemos investir na prevenção e fortalecimento.



ree

Eu gosto de recomendar pelo menos três chávenas de chá por dia como estratégia prática para atingir uma boa quantidade de compostos bioativos, em vez de concentrar tudo numa única dose.


Essa “periodização” dos chás (manhã, meio da tarde, eventualmente antes de refeições) mantém uma oferta constante de polifenóis em circulação, favorecendo um efeito mais contínuo na redução de danos oxidativos e inflamatórios.


Os polifenóis de chás como o chá verde, hibisco, gengibre, cavalinha (por exemplo) estão associados à redução do stresse oxidativo, apoiando assim o sistema cardiovascular e auxíliando o equilíbrio metabólico.


Esses compostos também podem modular positivamente o microbioma intestinal, favorecendo bactérias benéficas e a produção de metabólitos com ação anti-inflamatória sistêmica.


Podemos usar o poder dos polifenóis a nosso favor e desenhar a distribuição de chás ao longo do dia em função das nossas necessidade e objetivos de saúde.


Tomar chás ricos em polifenóis ao longo do dia pode ajudar na saúde intestinal, no controle de inflamação de baixo grau e na proteção contra envelhecimento precoce celular.


Em contexto de estilo de vida saudável (alimentação adequada, sono, movimento), os chás entram como uma ferramenta diária, simples e barata, para potencializar o cuidado com o eixo intestino‑cérebro e a saúde metabólica.

Comments


Termos e Condições

Política de Privacidade

© 2035 by om.be. Powered and secured by Wix

bottom of page