Fibras que apoiam o intestino obstipado
- Sofia Novais
- 2 hours ago
- 3 min read
Deixo aqui a sugestão de frutas que auxiliam o transito intestinal em casos de obstipação mas antes disso, perceba porque não devemos normalizar a obstipação.
A obstipação é tão frequente que muitas pessoas passam a considerá-la “normal”, mas não é.
A dificuldade em evacuar, fezes duras, sensação de esvaziamento incompleto ou a necessidade de grande esforço para ir à casa de banho são sinais de que o intestino não está a funcionar de forma adequada e de que algo no estilo de vida ou na saúde global precisa de atenção. Tratar a obstipação como algo banal pode atrasar o diagnóstico de problemas mais sérios e manter o organismo num estado de inflamação e desconforto contínuos.
Quando o trânsito intestinal é cronicamente lento, há maior tempo de contacto entre as fezes e a mucosa intestinal, o que pode favorecer irritação local, aumento de toxinas reabsorvidas e agravamento de sintomas como distensão abdominal, gases, dor e fadiga. Além disso, a obstipação recorrente está associada a maior risco de hemorroidas, fissuras anais e, em casos específicos e de longo prazo, pode ser um dos factores envolvidos em alterações mais graves do intestino. Por isso, evacuar menos do que três vezes por semana, com esforço e desconforto, não deve ser visto como “o meu normal”, mas como um alerta. O "normal" é ir à casa de banho todos os dias. Comemos todos os dias certo?
Não normalizar a obstipação significa reconhecer que o intestino é um órgão-chave da saúde global – influencia imunidade, metabolismo, equilíbrio hormonal e até o humor. Procurar ajuda profissional, rever alimentação, hidratação, movimento, gestão de stress e uso de fármacos são passos essenciais para restaurar um padrão intestinal mais fisiológico.
Nas minhas consultas falamos sempre abertamente sobre este tema, sem vergonha, antes pelo contrário, é um indicador premente que nos dá muita informação. É também uma forma de prevenir complicações e promover uma relação mais consciente com o próprio corpo.
Deixo, então, algumas frutas com fibras que podem ter um efeito mais laxante e auxiliar nas idas às casa de banho mas não se esqueça, se sofre de obstipação é preciso complementar as estratégias e recuparar a saúde do intestino como um todo.
MAMÃO
O mamão é rico em papaína, uma enzima proteolítica que facilita a digestão de proteínas e melhora o trânsito intestinal. Além disso, contém fibras que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos peristálticos.
PITAYA
Todas as variedades da pitaya (branca, rosa, amarela) podem auxiliar no combate à obstipação. É um alimento funcional que oferece benefícios importantes para a saúde digestiva. Rica em fibras e com ação prebiótica, contribui para o equilibrio da microbiota intestinal, melhora o trânsito intestinal e ajuda a reduzir o desconforto como inchaço, gases e má digestão.
AMEIXA
A ameixa, especialmente a seca, é rica em fibras solúveis e insolúveis, além de conter substâncias com efeito laxativo comprovado.
KIWI
O kiwi contém actinidina, uma enzima exclusiva que melhora a digestão de proteínas e facilita o trânsito intestinal. Estudos mostram que 2 kiwis por dia melhoram significativamente a obstipação.
BANANA MADURA
Quando madura, a banana é rica em pectina, uma fibra solúvel que regula o trânsito intestinal. Também fornece potássio e vitamina B6.
A Banana verde prende o intestino devido ao amido resistente!
Se pretende alimentar corretamente a sua microbiota e reforçar a saúde intestinal, eu posso ajudar. Para agendar consulta entre em contacto.






Comments