Pão de Quinoa
- Sofia Novais
- Jan 7
- 2 min read
Hoje trago-vos uma receita dos céus!!
Pão de quinoa, muito bom e fácil de fazer. Muitas pessoas que falam comigo partilham a dificuldade de comprar pão sem glúten de qualidade. Vocês já sabem que eu adoro e recomendo sempre o Pão da Pachamama mas também podemos fazer coisas incriveis em casa :)
Ingredientes
1 chávena de quinoa seca, demolhada, lavada e escorrida;
1 + ½ chávena de farinha de aveia caseira - comprar flocos de aveia grossos integral e sem glúten e triturar até obter a farinha;
3 colheres de sopa de psyllium em pó;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1 + ½ chávena de água morna;
2 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico;
1 colher de chá de sal;
Mix de sementes para colocar por cima do pão;
Preparação
Colocar a quinoa seca numa taça, cobrir com água fria e deixar demolhar durante, pelo menos, 3 horas ou durante a noite.
Escorrer a quinoa num coador, passar rapidamente por água e transferir para um liquidificador de alta potência juntamente com a água morna.
Triturar durante 20–30 segundos em velocidade média-alta, até já não se verem grãos inteiros de quinoa. Reservar esta mistura líquida.
Numa taça, juntar a farinha de aveia, o sal, o bicarbonato de sódio e o psyllium em pó. Envolver bem com uma vara de arames para distribuir uniformemente os ingredientes secos.
Verter a mistura líquida do liquidificador sobre os ingredientes secos e adicionar o vinagre de maça orgânico. Misturar com uma espátula até obter uma massa espessa e húmida, de cor acinzentada. Este processo demora cerca de 1 minuto, o tempo necessário para o psyllium e a aveia absorverem o líquido.
Deixar a massa repousar 10 minutos.
Pré-aquecer o forno a 180 ºC e forrar um tabuleiro com papel vegetal ligeiramente untado (pode ser com óleo de coco ou de abacate ou azeite extra virgem).
Colocar a massa sobre o tabuleiro. Como este pão não contém glúten, não vai crescer muito.
Untar ligeiramente as mãos e moldar um pão oval com altura máxima de cerca de 5 cm; se ficar mais alto, pode não cozer bem no centro.
Polvilhar a superfície com o mix de sementes e levar ao forno, no meio, durante cerca de 1 hora a 180 ºC.
O pão está pronto quando a crosta estiver firme e crocante e, ao inserir um palito no centro, este sair apenas com algumas migalhas ligeiramente húmidas, mas não com massa líquida.
Deixar arrefecer completamente sobre uma grelha, idealmente 3 horas ou de um dia para o outro, antes de fatiar.


Este pão trás ainda muitas vantagens tais como:
É naturalmente sem glúten, rico em fibra graças à quinoa, à aveia e ao psyllium, favorecendo a saciedade e o trânsito intestinal.
O uso de vinagre de maçã e bicarbonato ajuda a criar uma textura mais leve e uma crosta mais interessante, mesmo sem fermento tradicional.
A demolha da quinoa é importante para melhorar a digestão e a textura final do pão.
Este pão pode ser fatiado e congelado. Quando o vai consumir, coloque na prensa de aquecer ou na torradeira e em poucos minutos ele fica ótimo.
Espero que adore!!
Com carinho
Sofia Novais




Comments